Nossas Imagens - Vilém Flusser
Diante da leitura do texto "Nossas Imagens", foi possível responder aos questionamentos anteriormente levantados durante a palestra "Imagem Televisiva e Espaço Político" de Vilém Flusser.
1- Explique a inversão da relação entre o mundo da experiência e o mundo da imaginação, baseada na dialética interna.
A partir de sua dialética interna, a imagem se interpõem entre o homem e o mundo, deixando de serem apenas instrumentos de orientação, para encobri-lo, o que gera uma ação alienadora que transforma o homem em seu objeto. Assim, os indivíduos deixaram de usá-las apenas como um mapa ou uma referência, para usarem a experiência obtida no mundo para se orientarem nas imagens, uma vez que elas se tornaram a realidade concreta e o mundo apenas um cenário ou pretexto, o que leva à inversão entre o mundo da experiência e o da imaginação.
2- Qual é a diferença entre as formas com a qual o mundo é visto a partir da consciência imaginística e a consciência textual? E a partir disso, explique a diferença entre a visão cênica e a visão processual.
A consciência imaginística considera a característica cênica do mundo, sendo vivenciado e conhecido por meio de uma perspectiva bidimensional, e para a consciência textual o mundo é um contexto para processos, sendo experienciado e entendido por meio de linhas. Assim, na visão cênica, decorrente da consciência imaginística, as situações estão em constante acontecimento, em um mundo caótico, em que tudo se repete, já na visão processual, decorrente da consciência textual, nada acontece e nada se repete, tudo é um evento em um mundo que pode ser explicado racionalmente.
3- Qual é a diferença entre a imagem antes do surgimento da escrita linear e da imagem surgida pela necessidade de fazer com que as mensagens se tornassem mais imagináveis?
As imagens pré-alfabéticas eram feitas pelos homens e tinha primeiramente o objetivo de orientá-los no mundo, sendo, posteriormente, alvos da criação da escrita linear, como forma de torná-las transparentes de novo e de desfazer seu caráter alienador. Já as tecnoimagens são feitas por aparelhos programados e surgiram com o objetivo de tornar a mensagem dos textos imagináveis, tirando os indivíduos de uma "loucura conceptual", mas de forma objetiva, diferente das imagens tradicionais, consideradas simbólicas e subjetivas.
Comentários
Postar um comentário